Política de privacidade de Dados

Política de Privacidade de Dados 

Nós, da GFT pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº. 13.024.736/0001-41, localizada  na Tv. Pará, nº 12, 4º andar, Centro, Fortaleza/CE, CEP 60.025-120, levamos a sua privacidade e a proteção dos seus dados a sério. Este documento explica como tratamos seus dados pessoais, quais são os seus direitos  e como você pode exercê-los. 

Controle de Versão 

Versão 1.0 – Criador: Claudemir Queiroz – Autorizador: Leonardo Teixeira – 08/2022 

Versão 1.1 – Criador: Natália Feitosa – Autorizador: Rodrigo Fernandes – 05/2023 

Versão 2.0 – Criador: Natália Feitosa – Autorizado: Rodrigo Fernandes – 06/2023 

Versão 3.0 – Criador: Natália Feitosa – Autorizador: Zenilia Menezes – 04/2024 

Sumário 

  1. Conceitos Básicos; 
  2. Tipos de Dados Pessoais; 
  3. Compartilhamento de Dados; 
  4. Direitos do Titular de Dados Pessoais; 
  5. Armazenamento de Dados Pessoais; 
  6. Proteção de Dados Pessoais; 
  7. Contato da Empresa sobre Dados Pessoais
  8. Conceitos Básicos 

O que você precisa saber para compreender essa política? 

A fim de descomplicar a sua leitura deste documento, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

Termo 

Conceito

Dado 

Pessoal

É uma informação relacionada a uma pessoa física e que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação. 

São exemplos de dados pessoais que podem permitir a sua identificação: Nome, CPF, telefone, e-mail, placa do seu veículo etc.

Tratamento

É toda forma de uso que podemos fazer dos seus Dados Pessoais, incluindo,mas não  se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso,  compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação. Este termo (e outros derivadas dele) não serão utilizados com letras maiúsculas neste documento.

Titular 

É você, a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem.

Empresa 

Somos nós, a GFTCredmais.

Política 

É esta Política de Privacidade.

  1. Tipos de Dados Pessoais 

Que tipo de dados pessoais a empresa trata? 

Para prestarmos nossos serviços e melhorarmos continuamente a sua experiência e o uso de nossos Serviços e Plataformas, coletamos informações importantes de nossos usuários. As informações que coletamos são as seguintes: 

  • Informações Cadastrais: Ao se cadastrar, coletamos seu nome, e-mail, endereço, telefone de contato, CPF, RG, data de nascimento e sexo. 
  • Informações Complementares: Quando você solicita cotações ou propostas, poderemos solicitar  informações complementares, tais como idade, nacionalidade, estado civil, regime civil e filiação (nome da  mãe e nome do pai), informações profissionais e sobre escolaridade a depender do serviço ou produto solicitado. 
  • Informações Financeiras: Além disso, também iremos solicitar informações financeiras relevantes  para que possam ser oferecidos produtos ou serviços adequados às suas necessidades e poderemos consultar em canais de crédito e fontes externas para verificar a sua capacidade de pagamento, a veracidade das  informações, proteção ao crédito e prevenir fraudes. 
  • Informações de Perfil: Podemos tratar também informações sobre as suas preferências de compra e  preferências de navegação na internet a partir da plataforma para te conhecer melhor e aprimorar os nossos serviços. 
  • Atividades de Navegação: Poderemos coletar informações e dados sobre a sua experiência de  navegação em nosso Website ou Aplicativo. Ao longo de sua visita no Website ou Aplicativo, poderão ser automaticamente coletados o seu Internet Protocolo(IP), sua localização, seu tipo de computador, tipo de  celular, tipo de navegador, páginas e serviços acessados, entre outros. 
  1. Compartilhamento de Dados A viabilidade de certos serviços prestados pela GFTCredmais só ocorre pelo compartilhamento de algumas  dessas informações, o que fazemos com responsabilidade e seguindo rigorosos parâmetros, principalmente  de segurança da informação. Abaixo, citamos os casos nos quais o compartilhamento de informações se faz necessário: 
  • Instituições Parceiras e Prestadores de Serviços: Para que você possa receber cotações e propostas de produtos e serviços financeiros tais como cartões de crédito, seguros, empréstimos, financiamentos,  investimentos e outros, a GFTCredmais e as Instituições Financeiras em parcerias, necessitam ter acesso a informações pessoais e não pessoais. Apenas assim é possível que você receba propostas adequadas ao que  você procura. As Instituições Parceiras e Prestadores de Serviços terão acesso a essas informações apenas  na medida em que forem necessárias para oferecer produtos e serviços que você solicitou ou manifestou  interesse e fazer as devidas validações cadastrais e financeiras. 
  • Prestadores de serviço de tecnologia: A GFTCredmais poderá compartilhar dados pessoais com  empresas que forneçam suporte ou infraestrutura de tecnologia para viabilização do website, sistema  aplicativo dos produtos e serviços ofertados pela empresa. 
  • Novos negócios: No contínuo desenvolvimento do nosso negócio, processos de aquisição e fusão de empresas, estabelecimento de parcerias comerciais, joint ventures e outros negócios podem ocorrer. Nesses negócios, informações dos respectivos usuários também são transferidas, mas ainda assim, será mantida a Política de Privacidade.
  • Ordem judicial: A empresa pode compartilhar dados pessoais em caso de requisição judicial. 
  • Com a autorização do usuário: Em demais casos, havendo a necessidade de compartilhamento das  informações e caso a GFTCredmais não possa compartilhar com base em outra base legal estabelecida pela  legislação de proteção de dados, enviaremos ao usuário uma notificação solicitando o seu consentimento. 
  1. Direitos do Titular de Dados Pessoais 

 

Quais são os seus direitos como titular de dados pessoais? 

Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira lhe garante uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar quais são esses direitos e como você pode exercê-los. Veja a seguir:

Seus Direitos 

Explicação

Confirmação e Acesso

Você pode solicitar à empresa a confirmação sobre a existência de  tratamento dos seus dados pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los, inclusive por meio de solicitação de cópias dos registros que temos sobre você.

Correção 

Você pode solicitar a correção dos seus dados pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.

Anonimização, 

bloqueio ou 

eliminação

Você pode solicitar: (a) A anonimização dos seus dados pessoais, de  forma que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto,  deixem de ser dados pessoais; (b) O bloqueio dos seus dados pessoais, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos para certas finalidades; (c) A eliminação dos seus dados pessoais, caso  em que deveremos apagar todos os seus dados pessoais sem possibilidade de reversão.

Portabilidade

Você pode solicitar que a empresa forneça os seus dados pessoais em  formato estruturado e interoperável visando à sua transferência para  um terceiro, desde que essa transferência não viole a propriedade  intelectual ou segredo de negócios da Empresa.

Informação sobre o 

compartilhamento

Você tem o direito de saber quais são as entidades públicas e privadas com as quais a empresa realiza uso compartilhado dosseus dados  pessoais. Manteremos, no item 3 dessa Política, uma indicação das  nossas relações com terceiros que podem envolver o compartilhamento de dados pessoais. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser mais detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações. A depender do caso, podemos limitar as informações fornecidas a você  caso a sua divulgação possa violar a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa.

Informação sobre a 

possibilidade de não 

consentir

Você tem o direito de receber informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento,  quando ele for solicitado pela empresa. O seu consentimento, quando  necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos  seu consentimento, você será livre para negá-lo – nesses casos, é possível que alguns serviços não possam ser prestados.

Revogação do 

consentimento

Caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos  seus dados pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu  consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer  tratamento realizado anteriormente à revogação. Se você retirar o seu  consentimento, é possível que fiquemos impossibilitados de lhe prestar  certos serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.

Oposição

A lei autoriza o tratamento de Dados Pessoais mesmo sem o seu consentimento ou um contrato conosco. Nessas situações, somente  trataremos seus Dados Pessoais se tivermos motivos legítimos para tanto, como, por exemplo, quando for necessário para garantir a  segurança de nossas rodovias. Caso você não concorde com alguma  finalidade de tratamento dos seus Dados Pessoais, você poderá  apresentar oposição, solicitando a sua interrupção.

Avisos Importantes 

Para sua segurança, sempre que você apresentar uma requisição para exercer seus direitos, empresa poderá solicitar algumas informações e/ou documentos complementares para que possamos comprovar a sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de todos. 

Em alguns casos, a empresa pode ter motivos legítimos para deixar de atender a uma solicitação  de exercício de direitos. Essas situações incluem, por exemplo, casos em que uma revelação de informações específicas poderia violar direitos de propriedade intelectual ou segredos de negócio da Empresa ou de terceiros, bem como casos em que pedidos de exclusão de dados não possam ser atendidos em razão da existência de obrigação da Empresa de reter dados, seja para cumprir  obrigações legais, regulatórias ou para possibilitar a defesa da Empresa ou de terceiros em disputas de qualquer natureza. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas a empresa se compromete a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável. 

Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer seus direitos,  fique à vontade para entrar em contato conosco por meio dos canais informados ao final desta Política.

  1. Armazenamento de Dados Pessoais – Por quanto tempo os dados pessoais serão armazenados? 

A empresa possui uma política de retenção de dados pessoais alinhada com a lei aplicável. Os dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades  para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei. 

Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo  de Dado Pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele  será tratado, bem como eventuais necessidades de retenção para o cumprimento de obrigações ou o  resguardo de direitos. 

  1. Proteção de Dados Pessoais 

Como a empresa protege seus dados pessoais? 

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades  descritas nessa política. Para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados tratados pela Empresa. Entre as medidas de segurança implementadas estão a implementação de controles de acesso a sistemas e  ambientes de tratamento de dados, técnicas de criptografia e a instalação de barreiras contra o acesso indevido às bases de dados (incluindo firewalls), entre outros controles de segurança da informação. 

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus dados pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entradas e usos não autorizados de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não estejam sob controle da empresa e outros fatores externos podem  comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção  de um ambiente seguro para todos. Caso você identifique ou tome conhecimento de qualquer fator que comprometa a segurança dos seus dados na sua relação com a empresa, por favor entre em contato conosco  por meio das informações de contato indicadas abaixo. 

  1. Contato da Empresa sobre Dados Pessoais 

Se você acredita que seus dados pessoais foram tratados de maneira incompatível com esta política ou com assuas escolhas enquanto titular dos seus dados pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta política e à forma como tratamos seus dados pessoais, entre em contato conosco.  

Nós temos um encarregado que está à disposição nos seguintes endereços de contato: 

Encarregado: Natália Feitosa 

E-mail para contato: privacidade@gftcredmais.com.br